A Costa Rica bateu a Itália por 1 x 0 nesta sexta-feira na cidade brasileira de Recife, garantindo a sua classificação para a fase eliminatória do Campeonado do Mundo de futebol no Grupo D, que tinha três campeões mundiais, e eliminando a Inglaterra na primeira fase.
O capitão Bryan Ruiz completou de cabeça um cruzamento de Junior Diaz da esquerda para marcar aos 44 minutos de um excelente primeiro tempo da Costa Rica, que teve um pênalti não marcado pouco antes.
“Mantivemos nossa cabeça erguida. Foi uma partida linda… as pessoas da Costa Rica merecem isso. Elas mostraram apoio ao time e a mim. Isso foi por eles”, disse um animado técnico Jorge Luis Pinto.
A Costa Rica lidera o grupo com seis pontos e irá para a fase eliminatória pela segunda vez na sua história.
Itália e Uruguai, que se enfrentam na terça-feira em Natal, têm três pontos cada, mas os italianos têm saldo de golos superior e jogam pelo empate para passar aos oitavos de final.
“Sabíamos que este seria um grupo particularmente difícil. Tentaremos recuperar toda nossa energia para o jogo contra o Uruguai”, disse o técnico italiano, Cesare Prandelli. “Não erramos a nossa tática. Eles foram muito, muito agressivos e estávamos tentando encontrar diferentes maneiras de abrir o jogo, mas não conseguimos.”
Ao se classificar para os oitavas de final pela primeira vez em 24 anos, a Costa Rica também eliminou a Inglaterra, que não tem nenhum ponto e deixará o torneio na fase de grupos pela primeira vez desde 1958.
Mario Balotelli desperdiçou duas boas oportunidades para os tetracampeões, embora a Itália não tenha conseguido impor o seu jogo, enquanto o azarão do grupo atuou com confiança e controle da partida, para conseguir sua segunda vitória na competição.