Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

João Chissano vai defrontar Mart Nooij na última eliminatória para CAN 2015

A selecção nacional de futebol, os “Mambas”, empatou sem abertura de contagem diante do Sudão do Sul e garantiu a presença nas eliminatórias de acesso à fase de grupos de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol. O próximo adversário de Moçambique é a Tanzânia de Mart Nooij.

Depois de vencerem por 5 a 0 na primeira “mão” que teve lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, os “Mambas” foram a Cartum, na capital do Sudão, simplesmente para cumprirem o calendário. Apesar das altas temperaturas que se fizeram sentir naquela cidade, a equipa moçambicana foi claramente superior em todos os aspectos, pese embora não tenha traduzido em golo as inúmeras oportunidades que foi criando ao longo dos 90 minutos.

Face à lesão de Reginaldo, o seleccionador nacional foi obrigado a fazer alterações na equipa que entrou de início na cidade de Maputo, colocando Mário no ataque ao lado de Diogo e Sonito. João Chissano não contou, igualmente, com os préstimos de Zainadine Júnior, Simão Mathe, Hélder Pelembe e Paíto.

Com este nulo, os “Mambas” transitaram para a fase seguinte com o agregado de 5 a 0, o mais volumoso desta pré-eliminatória. O nosso próximo adversário é a Tanzânia de Mart Nooij, antigo seleccionador nacional, que tirou o Zimbabwe do caminho por um somatório de 3 a 2 depois de vencer, em casa, por 1 a 0 na primeira “mão” e empatado a dois golos em Harare.

Uma destas duas equipas poderá ocupar a vaga existente no grupo G da fase de qualificação para o CAN-2015, no qual figuram as selecções da Zâmbia, Níger e Cabo Verde.

Guiné-Bissau apura-se de forma inédita para a fase seguinte

Ainda nesta pré-eliminatória, a selecção da Guiné-Bissau apurou-se para a fase seguinte depois de derrotar, em casa, a República Centro-Africana por 3 a 1. Depois do empate sem abertura de contagem fora de portas, os guineenses abriram o marcador por intermédio de Cícero Sanchez à passagem do minuto 12 da primeira parte.

Volvidos 14 minutos, os cerca de 40 mil adeptos que lotaram por completo o Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau, festejaram o segundo golo dos anfitriões apontado por Bacar Baldé. Sobre o apito final, Cícero Sanchez bisou na partida e ampliou a euforia do público.

Na segunda metade do jogo, Kossingou Balamandji marcou o tento de honra, encerrando as contas da eliminatória em 3 a 1, um resultado que apurou, de forma inédita, a Guiné-Bissau para a derradeira eliminatória de acesso à fase de grupos de apuramento ao CAN-2015. A selecção do Botswana é a próxima adversária dos guineenses.

Quadro completo de resultados desta eliminatória

Benin 4 – 0 São Tomé e Príncipe

Congo 3 – 1 Namíbia

Guiné Equatorial 3 – 1 Mauritânia

Ruanda 0 – 3 Líbia

Comores 1 – 2 Quénia

Lesoto 2 – 1 Libéria

Zimbabwe 2 – 3 Tanzânia

Uganda 2 – 2 Madagáscar

Sudão do Sul 0 – 5 Moçambique

Botswana 1 – 0 Burundi

Serra Leoa 2 – 0 Suazilândia

Guiné-Bissau 3 – 1 República Centro-Africana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts