Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia cria bloco comercial com ex-repúblicas da União Soviética

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um tratado com o Cazaquistão e com a Bielorrussia nesta quinta-feira para criar um amplo bloco comercial, na esperança de que isso desafie o poder económico dos Estados Unidos, da União Europeia e da China.

Putin nega que a concepção da União Económica Eurasiática com os dois países (ex-membros soviéticos), junto com a anexação da Crimeia pela Rússia, significa que ele quer reconstruir uma União Soviética pós-comunismo, ou o tanto quanto conseguir.

Mas sua intenção, no entanto, é fazer com que essa aliança demonstre que as sanções ocidentais impostas por conta da crise na Ucrânia não isolem a Rússia.

O bloco tem um mercado de 170 milhões de pessoas e um PIB combinado anual de 2,7 trilhões de dólares, além de amplos recursos energéticos.

“A nossa reunião de hoje tem um significado especial e, sem exagero, definidor de uma época”, disse Putin sobre o tratado, assinado sob altos aplausos de autoridades, na moderna capital do Cazaquistão, Astana.

“Este documento traz nossos países para um novo estágio de integração, ao passo que preserva inteiramente a soberania dos Estados”, acrescentou.

O acordo também foi assinado pelo presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, e pelo presidente bielorusso, Alexander Lukashenko.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts