Steven Gerrard converteu dois pênaltis para o Liverpool na vitória por 2 x 1 sobre o West Ham, o que devolveu o clube à liderança do Campeonato Inglês de futebol neste domingo. Antes, o Everton atropelou um terrível Arsenal, por 3 x 0, no Goodison Park, e ficou mais próximo de terminar a Premier League nas quatro primeiras posições e de conseguir uma vaga na próxima Liga dos Campeões, pela primeira vez em nove temporadas.
Os dois jogos vitais tiveram muita influência no topo da tabela, com o Liverpool na liderança com 74 pontos em 33 partidas, dois a mais que o Chelsea, que também jogou 33 vezes. O Manchester City, que enfrenta o Liverpool na próxima semana, tem 70 pontos e duas partidas a menos, seguido pelo Arsenal, com 64 em 33 jogos, e o Everton, com 63 em 32.
O Liverpool deu sequência ao feito do Everton vencendo a nona partida consecutiva pela liga, depois que Gerrard abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, de pênalti, em toque de mão de James Tomkins em uma tentativa de drible de Luis Suárez.
A sexta vitória consecutiva do Everton significa que, apesar de o clube continuar na quinta posição, uma atrás do Arsenal, está a apenas um ponto dos Gunners, com uma partida a menos na concorrida briga pelo quarto lugar.