A Associação para Educação Moral e Cívica na Exploração dos Recursos Naturais (ASSEMONA) em Nampula, está desde a semana-passada a mobilizar os cidadãos com capacidade eleitoral a aderirem aos postos de recenseamento eleitoral naquele ponto do país. A campanha vai decorrer até o último dia do processo, 29 de Abril, e visa fazer face aos elevados níveis de abstenção que têm caracterizado os pleitos naquele que é o maior círculo eleitoral do país.
De acordo com Emilton Estêvão, porta-voz da ASSEMONA em Nampula, esta agremiação juntou-se a outras forças vivas da sociedade na intensificação da mobilização porque se apercebeu de que a afluência dos cidadãos é fraca, até ao momento.
A sensibilização é feira através de encontros populares junto das comunidades, palestras, contacto interpessoal, nos quais aos eleitores são explicadas as vantagens da sua participação nos processos eleitorais.
Sem revelar o número de membros envolvidos ao processo, o nosso interlocutor fez saber que as acções decorrem nos 21 distritos da província. Por outro lado, fez saber que a agremiação vai participar nas eleições presidenciais e que brevemente os órgãos vão-se reunir para escolher o candidato.
Refira-se que nas últimas eleições autárquicas esta associação concorreu em seis dos sete municípios da província de Nampula.