A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) ordenou, na última segunda-feira (24), a suspensão das actividades laborais do Restaurante Escorpião, sito na baixa da cidade de Maputo, concretamente no recinto da Feira Popular, em resultado de atropelos às normas laborais relacionadas com a falta de observância das mais elementares regras de Higiene e Segurança no Trabalho.
Tal situação, segundo um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade, punha em causa a saúde e a vida dos trabalhadores, bem como dos clientes. Dentre as irregularidades detectadas, “consta a total falta de limpeza na cozinha e na casa de banho para os trabalhadores, que fica anexa à cozinha, sem água e com o autoclismo avariado, deficiente iluminação na área onde os trabalhadores confeccionam a comida e o respectivo refeitório, falta de ventilação, de vestuário e material de protecção individual e colectivo dos trabalhadores”.
Estas irregularidades, de acordo com o documento a que nos referimos, contrasta com os nºs 1; 2; 3; 4; 5 e 6 do artigo 216, da Lei do Trabalho. O reatamento das actividades do Restaurante Escorpião só acontecerá após uma reinspecção, sobretudo após constatar que a empresa cumpriu com as recomendações deixadas pela IGT.