O Ministro moçambicano da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse Sábado à AIM que o país precisa de 160 milhões de dólares americanos (USD) para cobrir o “deficit” da balança de pagamentos.
Segundo o governante, metade deste dinheiro é necessário até Junho próximo, enquanto a outra parte se destina a cobrir este “deficit” durante o segundo semestre do ano em curso. “Estamos a negociar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o Banco Mundial. Julgamos que estas instituições vão nos financiar”, disse Cuereneia.
Igualmente, o Ministro expressou este pedido durante as Assembleias do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) realizadas, semana passada, em Dakar, Senegal, tendo falado da importância deste financiamento para assegurar a estabilidade dos indicadores macroeconómicos do país durante este ano.
Em Dakar, Cuereneia disse não haver baixa previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) como resultado do impacto directo da queda da procura dos principais produtos de exportação de Moçambique, nomeadamente, o alumínio, algodão, castanha de caju e mariscos.