A taxa de desemprego em Moçambique deverá ser de 14,8% até finais deste ano de 2014, o correspondente a uma redução de 4,8% em relação a 2011, indica fonte adequada do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), instituição adstrita ao Ministério do Trabalho (MITRAB).
Em 2011, a taxa de desemprego situou-se nos 18%, queda resultante do “aumento de investimentos e do bom desempenho da economia moçambicana registado nos últimos anos”, de acordo com Eduardo Chimela, director do INEFP, realçando, entretanto, que perto de 2200 novos empregos foram criados entre 2005/2013.
Os sectores da agricultura, construção e indústria foram os que mais empregos geraram naquele período, segundo ainda aquele responsável, falando esta quarta-feira em Maputo, durante um encontro preparatório da Conferência Nacional sobre Emprego que esta quinta-feira arranca na capaital moçambicana.
A cerimónia de abertura do evento, de dois dias, deverá ser dirigida pelo Presidente da República, Armando Guebuza, e a mesma decorrerá sob o lema Criação de Emprego num Novo Contexto Económico em Moçambique. O evento é organizado pelo Ministério do Trabalho e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).