O Chelsea disparou na liderança do Campeonato Inglês de futebol com uma vitória de 4 x 0 sobre o Tottenham Hotspur, neste sábado, graças a um golo oportunista de Samuel Eto’o, um pênalti convertido por Eden Hazard e dois golos de Demba Ba no fim da partida.
O quinto colocado Spurs jogou a última meia hora com um jogador a menos devido à expulsão do defesa francês Younes Kaboul por derrubar Eto’o na pequena área, quando a partida ainda estava 1 x 0 para o clube da casa.
Com a vitória, o Chelsea abriu sete pontos de vantagem na ponta da tabela, com 66 em 29 jogos, à frente de Liverpool e Arsenal, que têm 59 pontos em 28 partidas.
O camaronês Eto’o, incluído às pressas no equipa titular depois que Fernando Torres saiu do aquecimento a coxear, colocou o Chelsea na dianteira aos 11 minutos do segundo tempo. O defesa do Tottenham Jan Vertonghen escorregou e tentou recuar a bola, mas acabou isolando Eto’o. Foi o 300º golo da carreira do atacante, que comemorou curvando-se sobre a bandeira do canto como um velhinho escorado numa bengala, em resposta à recente polêmica sobre sua idade.
Três minutos depois, um belo passe de John Terry encontrou Hazard, que mandou a bola para Eto’o. Kaboul enroscou-se com o atacante e o árbitro Michael Oliver marcou um pênalti, que Hazard converteu devidamente.
O reserva Ba marcou dois golos nos minutos derradeiros enquanto a defesa do Tottenham implodia. Primeiro ele aproveitou passe de Oscar e falha do volante Sandro, e depois ficou com a baliza escancarada devido a uma cabeçada mal calculada de Kyle Walker para trás.