Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gerais 2014: Filipe Nyussi é o candidato Presidencial do partido FRELIMO

Gerais 2014: Filipe Nyussi é o candidato Presidencial do partido FRELIMO

Filipe Jacinto Nyussi, 55 anos de idade, casado e pai de quatro filhos é o candidato Presidencial do partido FRELIMO às eleições Gerais de 15 de Outubro deste ano, eleito na noite deste sábado (02), durante a 3ª sessão ordinária do Comité Central do partido, que decorre na cidade da Matola.

O actual Ministro da Defesa nasceu a 9 de Fevereiro de 1959, em Namua, no distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado. É filho de camponeses, Angelina Daima e Jacinto Nyussi Chimela, ambos falecidos.

Em 1973 ingressou na então Frente de Libertação de Moçambique tendo feito preparação político militar em Nachingwea.

Enquanto frequentava o 2º ano de Engenharia Electroténica, na Universidade Eduardo Mondlane, Nyussi obteve uma bolsa de estudos que possibilitou frequentar o curso de Engenharia mecânica na antiga Checoslováquia onde foi aprovado e graduado como mestre de Engenharia, no ano de 1990.

O candidato a Presidente de Moçambique concluiu os seus estudos académicos na Universidade de Victoria, na Inglaterra, onde em 1999 obteve a pós-graduação em Gestão.

Quadro dos Caminhos de Ferro de Moçambique desde 1992, Filipe Nyussi acumulou experiência de bom gestor que o levou até ao cargo de Administrador Executivo da empresa entre 2007 e 2008 altura em que foi nomeado Ministro da Defesa de Moçambique.

Entre os vários méritos da sua gestão constam também dois troféus inéditos conquistados pelo Clube Ferroviário de Nampula, campeão nacional e a taça de Moçambique, sob a sua direcção.

Nyussi venceu, na segunda volta, as eleições internas do partido para a escolha do candidato, nas quais concorria com a ex-primeira-ministra, Luisa Diogo. 135 votos (68 porcento) contra 61 (31 porcento) e um voto nulo são os resultados obtidos na votação.

{youtube}8OBwRPYtCjg{/youtube}

Os outros pré-candidatos nomeadamente o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, o ex-Primeiro-Ministro, Aires Ali, e o ministro de Agricultura, Jose Pacheco vacilaram na primeira volta. O anúncio da vitória de Nyussi foi recebido com fortes aplausos pelos “camaradas”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts