Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Liga Europa: Benfica vence PAOK, FC Porto desperdiça vantagem confortável

O Benfica venceu nesta quinta-feira o PAOK Salónica por 1-0, em encontro da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, disputado no Estádio Toumbas, em Salónica, na Grécia. No estádio do Dragão, na cidade do Porto, a equipa da casa empatou 2-2 com o Eintracht Frankfurt.

Com um meio-campo reforçado, Djuricic muito perto de Lima e um ataque “tombado” para a esquerda, o conjunto de Jorge Jesus assumiu o jogo desde início. Ainda assim, a primeira parte jogou-se longe das balizas, ficando-se as oportunidades por dois remates muito longe do alvo, o primeiro de Oliseh, aos oito minutos, e o segundo por Sílvio, que, após bom trabalho na área, atirou para as “nuvens”, aos 30.

O segundo tempo começou, praticamente, com um remate muito perigoso de Lazar, a rasar o poste esquerdo de Artur, mas nada mudou de substancial e, aos 59 minutos, o Benfica chegou à vantagem, através de um golo irregular de Lima.

Sulejmani entrou pela esquerda e cedeu a bola a Enzo Perez, que a colocou no centro da área, onde surgiu Djuricic a dominar com o peito, para Lima, um pouco adiantado em relação ao último defesa da equipa grega, “fuzilar” de pé direito.

Com o golo, os técnicos começaram a mexer, com Stevens a apostar em Lucas – e só mais tarde nos “titulares” Stoch e Salpingidis – e Jesus em Fejsa, preservando Enzo, Markovic e depois Salvio, promovendo o tão desejado regresso do internacional argentino

. Markovic teve uma boa oportunidade para dobrar a vantagem do Benfica, aos 82 minutos, com um remate em jeito, para, na parte final, os gregos pressionarem mais, em busca do empate, que só esteve perto, porém, num cabeceamento de Katsouranis, aos 86.

FC Porto desperdiça vantagem confortável e fica em apuros

Ainda que longe de brilhar, o FC Porto (este ano não ganhou qualquer dos quatro jogos Europeus em casa) mostrou qualidade bem superior ao 12.º da Liga alemã, mas depois errou e, numa competição “menor” (está habituado ao ritmo da Liga dos Campeões), revelou fragilidade mental pouco habitual no Dragão.

Sem engenho técnico, os germânicos apostaram num futebol direto, preferencialmente aéreo, quase sempre inócuo: acabou por bastar perante um conjunto “azul e branco” que é uma sombra da equipa competitiva a que habituou a Europa. Os minutos iniciais anunciavam um Frankfurt atrevido e disposto a discutir o triunfo, mas essa atitude cedo foi anulada por um FC Porto que assumiu o controlo e criou oportunidades várias, embora sem assustar verdadeiramente o guarda-redes Kevin Trapp, dispensado de defesas de valor.

O FC Porto devia a si próprio o nulo que Quaresma (44) desfez: afastou um adversário e atirou em arco ao poste contrário. A bola entrou e levou o Dragão à festa (1-0), silenciando o “show” da sempre exemplar claque do Frankfurt.

Os germânicos voltaram a começar melhor e Joselu (51) e Russ (53), em lances aéreos, testaram a atenção de Helton, surgindo a resposta por Jackson Martinez (57 e 60), num FC Porto que hesitava em “forçar” o 2-0. O prémio chegou aos 68, em lance de bola parada, concluído com “carrinho” de Maicon para Varela, que só teve de empurrar.

Os alemães relançaram as suas aspirações na eliminatória com forte remate de longe de Joselu (72), surpreendendo Helton , tendo o empate surgido num lance confuso na pequena área. Helton defendeu um primeiro remate, mas a tentativa de alívio de Alex Sandro acabou no fundo das redes, numa igualdade em cinco minutos que parecia impensável e que deixa a equipa de Paulo Fonseca em má situação.

Confira os resultados dos jogos da 1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa:

Anzhi 0 – Genk 0

Dínamo de Kiev 0 – Valencia 2

Chornomorets Odesa 0 – Lyon 0

Dnipro 1 – Tottenham 0

Esbjerg 1 – Fiorentina 3

Juventus 2 – Trabzonspor 0

PAOK Salônica 0 – Benfica 1

Slovan Liberec 0 – AZ Alkmaar 1

Ajax 0 – Red Bull Salzburg 3

Betis 1 – Rubin Kazan 1

Lazio 0 – Ludogorets 1

Maccabi Tel-Aviv 0 – Basel 0

Maribor 2 – Sevilla 2

FC Porto 2 – Eintracht Frankfurt 2

Swansea 0 – Napoli 1

Viktoria Plzen 1 – Shakhtar Donetsk 1

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!