Bom dia Tina, meu nome é Marta. Tenho 21 anos e ainda sou virgem. Namoro há 8 meses com meu companheiro, mas não consigo relaxar a ponto de conseguir entregar-me a ele. As pessoas dizem que se eu ficar mais tempo virgem posso desenvolver problemas de saúde e eu gostaria de saber se é verdade.
Porque não pretendo perder a virgindade tão já. Minha querida, uma resposta curta e direta é que não terás problemas de saúde por seres virgem até mais tarde. Ser virgem não é um “problema”, é uma condição física normal de alguém que nunca praticou sexo antes. Apenas isso.
A prática do sexo também é uma coisa normal, quando a pessoa é adulta o suficiente, se sente preparada e consente a realização do cato. A pratica do sexo tem as suas vantagens, mas nem tudo é maravilhoso.
Muitas pessoas que praticam o sexo desprotegido (sem usar a camisinha, sem usarem métodos contraceptivos) engravidam em momento indesejado e contraem Infeções de Transmissão Sexual, incluindo o HIV.
Por isso, mantem-te sempre informada, mas não faças nada que não por obrigação ou por pressão das pessoas. Cada um sabe de si, por isso cuida da tua saúde emocional e física.