O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, procedeu na última sexta-feira (31) à abertura oficial do ano lectivo escolar neste ponto do país, cujas cerimónias tiveram lugar na Escola Primária e Secundária do Triunfo, no distrito municipal KaMavota.
Sob o lema “vamos aprender construindo competências para um Moçambique em constante desenvolvimento”, Simango destacou o papel da educação no país, tendo referido no seu discurso que é necessário que se lute pelo melhoramento da qualidade do ensino, que tem sido muito criticada pela sociedade.
Ainda sobre a qualidade de ensino, que está aliada ao baixo rendimento escolar, Simango deu como exemplo o facto de o distrito KaMavota, no ano passado, ter tido um aproveitamento de 68 e 29 porcento nos cursos diurno e nocturno, respectivamente. “Este rendimento representa um enorme prejuízo ao investimento que é feito para garantir a formação de crianças e adultos no curso nocturno”.
Por seu turno, o director da Escola Primária e Secundária do Triunfo, Sérgio Ubisse, fez saber que o aproveitamento geral do ano passado foi de 73,9 porcento, o que representa um decréscimo na ordem de 10,3 porcento comparativamente ao ano de 2012. “Estas reprovações devem-se à falta de empenho dos alunos e pais encarregados de educação, isto porque, não consolidam a matéria e a maioria dos pais não faz o acompanhamento dos filhos”, lamentou Ubisse.
De referir que este ano a Escola Primária e Secundária do Triunfo vai contar com um total de 6 785 alunos de 1ª a 10ª classe, distribuídos em 93 turmas, sendo que a salas serão leccionadas por 76 professores.