O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, tirou uma licença médica por conta de uma doença respiratória, informou, esta quinta-feira (30), a página dele na Internet, deixando um vácuo político no país abalado por protestos contra o governo.
O primeiro-ministro de Yanukovich, Mykola Azarov, deixou o cargo na terça-feira depois de os distúrbios nas ruas terem se intensificado. Os protestos começaram há dois meses, depois de o governo ter rejeitado um acordo com a União Europeia para aproximar-se da Rússia.
O presidente, sob pressão de Moscovo para não se voltar ao Ocidente, ainda não indicou um substituto. Sehiy Arbuzov, o vice de Azarov, assumiu como primeiro-ministro interino. “O presidente da Ucrânia foi oficialmente diagnosticado com uma doença respiratória aguda e está com temperatura alta”, informou o site.
Yanukovich, de 63 anos, não tem uma histórico de problemas de saúde. Ele tem controle total do governo e forte apoio no Parlamento. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, quarta-feira, que Moscovo vai esperar a formação de um novo governo antes de implementar por completo um pacote de resgate de 15 bilhões de dólares ao país.