Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Crianças e adolescentes submetidos a cirurgias de correcção de fendas labiais

Cerca de 450 adolescentes e crianças das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane serão abrangidos, desde esta segunda-feira (27) até o próximo dia 1 de Fevereiro, pela campanha de correcção de fendas lábio-palatinas, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a organização Operação Sorriso e a Fundação Francesa Rava. As cirurgias serão realizadas em dois navios hospitalares atracados no porto de Maputo, sendo um italiano e outro sul-africano.

Segundo dados avançados pelo Ministério da Saúde, deste número, 400 serão submetidos a serviços de triagem em oftalmologia e outras 50 de cirurgias de fendas lábio-palatinas. De acordo com o cirurgião maxilofacial do Hospital Central de Maputo, Bento Bernardo Manhique, em 2007 até 2013, já foram operadas 315 pessoas portadoras de lábio-palatinas, numa média de 50 por ano, com destaque para as províncias de Maputo, Sofala, Manica, Zambézia, Tete, Nampula e Cabo Delgado, para as quais o MISAU tem deslocado equipas de profissionais que realizam as cirurgias correctivas.

Para este ano, estão previstas duas campanhas de cirurgias de correcção de fendas, que deverão decorrer nos meses de Junho e julho nas províncias de Niassa e Zambézia.

“A única forma de corrigir as fendas é através da cirurgia, que permite a total reabilitação do paciente com fissura labiopalatal. Quanto mais cedo for a intervenção, melhor. O tratamento é longo, mas vale a pena. Sem o devido tratamento, as fendas podem provocar sequelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e défice nutricional, além do sofrimento pelo preconceito”, referiu Manhique.

Refira-se que a incidência mundial das fendas lábio-palatinas é estimada em 1,84 porcento por 1.000 nascimentos, sendo maior nas pessoas de raça amarela e menor nas de raça negra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts