Os nossos leitores elegeram os seguintes Xiconhocas na semana finda:
Organizadores da marcha de saudação ao PR
Um bando de indivíduos desprovidos de neurónios decidiu levar a cabo uma estúpida iniciativa. Ignorando aquilo que são as prioridades de um país cuja população vive, nos últimos dias, mergulhada num mar de incertezas, este grupo de desnorteados promoveu uma marcha de saudação ao Presidente da República. Na verdade, o objectivo do evento era prestar vassalagem, como só alguns membros da Frelimo sabem fazer, a um Chefe de Estado cuja impopularidade é conhecida.
Secretário da célula 26 do bairro de Intaka
Sebastião Júnior, secretário do bairro de Intaka, é acusado de ter feito um desvio de aplicação do dinheiro que seria usado para a electrificação da zona. Sendo assim, os quarteirões 21, 22 e 23 continuarão privados de energia da rede nacional. Cada família desembolsou 200 meticais para o projecto avançar, em detrimento da garantia do pão ao seu agregado. Um líder comunitário que trabalha para o prejuízo da população que representa não passa de um Xiconhoca.
TVM e RM e marcha de saudação ao PR
A Televisão de Moçambique (TVM) e a Rádio de Moçambique (RM) há muito que deixaram de ser órgãos de informação públicos. A cada dia que passa fica claro que os mesmos pertencem ao partido no poder. Na verdade, de público só têm o imposto que, com muito suor, o povo moçambicano paga. Transmitir em directo um evento sem interesse público foi uma obra de autênticos Xiconhocas. Desde a própria marcha até às actividades subsequentes foi um verdadeiro insulto à auto-estima da população.