O sector de agricultura na Zambézia disponibilizou, a título de crédito, 25 tractores com as respectivas alfaias a igual número de agricultores licenciados numa acção que tem em vista o incremento dos níveis de produção e produtividade agrícola daquela parcela do país.
Os meios, segundo dados da Direcção Provincial da Agricultura da Zambézia, custaram aos cofres do Estado 30 milhões de meticais, sendo que cada beneficiário deverá desembolsar três milhões de meticais num período de cinco anos, depois de adiantar um valor de um milhão.
De acordo com Ilídio Bande, director provincial da Agricultura na Zambézia, trata-se do primeiro lote de tractores, sendo que nos próximos dias serão alocados mais meios, num número não revelado, os quais deverão beneficiar agricultores que trabalham em moldes de associados.
À margem deste projecto, foram igualmente disponibilizadas 15 motorizadas aos técnicos extensionistas, adquiridas através de um financiamento da cooperação italiana, num valor estimado em doze milhões de meticais.
Num outro desenvolvimento, Bande fez saber que para a presente safra agrícola, o sector planificou explorar uma área estimada em 1.7 milhões de hectares de culturas diversas, com destaque para milho, feijões, amendoim, soja, isto para a região da alta Zambézia, e acultura de arroz, para os distritos da baixa Zambézia, nomeadamente, Mopeia e Maganja da Costa.