Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Equipas de Quelimane e Nampula abrem oficinas a meio gás

Equipas de Quelimane e Nampula abrem oficinas a meio gás

As equipas que vão representar as províncias da Zambézia e Nampula no Moçambola, edição de 2014, nomeadamente os Ferroviários de Quelimane e de Nampula e o Desportivo de Nacala, abriram as suas ofi cinas a meio gás. Sem contratações de vulto e com a promessa de apresentarem os seus respectivos plantéis nos próximos dias, os clubes defi niram como objectivo a manutenção no Campeonato Nacional de Futebol.

À semelhança das equipas de Nampula, nomeadamente o Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala, que conseguiram assegurar a sua manutenção na prova máxima do desporto-rei no país, vulgo Moçambola, o Ferroviário de Quelimane, equipa que ascendeu este ano a esta competição, abriu as suas portas nesta terça-feira (14), sem contratações de vulto. Sem muitas surpresas, o comando técnico estará a cargo de Nacir Armando, que tem a dura missão de assegurar a manutenção dos “locomotivas” de Quelimane.

Diante de uma moldura humana, Armando não avançou muitas promessas em termos de novas contratações, afirmando apenas que vai trabalhar com as novas descobertas que acredita que poderão trazer surpresas, mercê do trabalho árduo que vai impor nas próximas sessões de treino. Disse ainda que, numa primeira fase, vai trabalhar com o actual elenco e irá procurar compor um plantel constituído por jovens provenientes dos escalões de formação e das equipas locais.

O novo treinador dos “locomotivas” de Quelimane não descarta a possibilidade de recorrer à contratação de atletas de outras províncias do país, com vista a responder às exigências impostas pela direcção desta colectividade. De acordo com Nacir Armando, pretende-se constituir uma equipa jovem, robusta e com capacidade técnica para enfrentar em igualdade de circunstâncias os clubes considerados colossos do futebol nacional.

Os próximos cinco dias de trabalho de observação dos actuais atletas serão o tempo necessário para o técnico decidir sobre a contratação de novos jogadores. No primeiro dia de treino, a equipa contou com a presença de 26 jogadores (dos quais 13 novos integrantes), nomeadamente Bangane e Michel (guarda-redes), Julinho, César, Manuel e Chabura (defesas), Agostinho, Chabar e Anifo (médios), e Jerry, Zinho, e Juninho (avançados).

Dos que estão a tentar a sorte destaca-se Vidal, ex-Sporting de Quelimane, Nhane, ex-Sporting da Beira, Ndikuna Tanzaniano, Abdala, ex- 1º Maio de Quelimane, Weia e Nabula, ex-Palmeiras de Quelimane, Everson Malawiano, Rodrigues e Ricardo, ex-FC de Angónia, Tony, Fraiday, Tobias e Zeca, ex-Sporting de Quelimane.

Já o Ferroviário de Nampula abriu as suas oficinas mais cedo em relação a outros clubes, com vista à presente temporada futebolística. Os “locomotivas” de Nampula, além de lutarem pela conquista do título, têm também como objectivo principal vencer a Taça de Moçambique. As sessões de treino do Ferroviário de Nampula decorrem no campo da Texmoque, no bairro de Napipine.

O plantel de Rogério Gonçalves conta com 13 novos jogadores, que na época passada representaram diversas equipas que militam no Moçambola. Refira-se que, neste momento, os trabalhos estão sob o comando do técnico-adjunto, Saibo Ussene, devido à ausência do treinador principal. Ussene, sem avançar nomes dos atletas e dos respectivos clubes de proveniência, referiu que há ainda reforços a caminho, que se juntarão ao grupo de trabalho nos próximos dias.

Desportivo de Nacala promete conquistar os primeiros cinco lugares

Por seu turno, o Desportivo de Nacala, que abrirá as sua oficinas na próxima segunda- -feira (20), tem como meta a conquista dos primeiros cinco lugares da tabela classificativa, depois da experiência acumulada na edição passada do Moçambola.

Os “canarinhos”, que já contam com os préstimos de Akil Marcelino, que terá como adjunto Lucas António, são cautelosos em avançar para novas contratações, com vista a colmatar as lacunas deixadas por Coutinho e Daúdo, atletas que na época passada contribuíram de forma significativa para o sucesso desta formação. Mahomed Munir, presidente do Desportivo de Nacala, confirmou a renovação de contrato com Gito, Mboma, Esssien, Joa, o guarda-redes Romeu, e Osvaldo. Da lista dos recém-contratados, destacam- se David, o guarda-redes que na época passada representou o Ferroviário de Nampula, Laiton, ex-Palmeiras de Quelimane, Zinho, Wassian, ex-Benfica de Monapo e Chalito, ex-Ferroviário de Nacala. Nesta sexta-feira, esperam-se ainda novos reforços.

Os “canarinhos” pretendem conquistar o campeonato e, para tal, estão trabalhar com vista a alcançar este objectivo, já que os seus jogos serão realizados no seu próprio reduto, onde a palavra de ordem é “Não à derrota”. Munir acrescentou que o clube está a negociar mais patrocínios para a presente época futebolística. Além da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) e o município local, são apontados como prováveis patrocinadoras instituições como Hotel AFRIN, Oásis de Nampula, BCI e Standard Bank. Na presente edição do Moçambola, estas colectividades prometem fazer correr muita tinta. E uma das vantagens que as encoraja é o facto de poderem realizar jogos nos seus próprios redutos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!