Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recurso às energias renováveis deverá aumentar 18% em 2014

O número de consumidores de energias renováveis, em Moçambique, deverá beneficiar cerca de 1.385.780 pessoas neste ano de 2014, representando um crescimento em cerca de 18% em relação ao ano passado de 2013, segundo o Ministério da Energia.

O recurso às energias solar, eólica, biomassa e hídrica de pequena e média dimensões está a ser incentivado pelo Governo por ser considerada menos onerosa, com poucos impactos ambientais e sem necessidade de construção de grandes infra-estruturas para a sua operacionalização.

A aposta na iniciativa visa também garantir energia de qualidade e em quantidades necessárias para a viabilização e exploração de vários empreendimentos socioeconómicos em curso em quase todo o país, de acordo ainda com a instituição, acrescentando que o país tem ainda centrais mini-hídricas com capacidade de gerar energia até 15 megawatts e que podem contribuir para iluminar pequenas comunidades.

O Ministério da Energia indica ainda que Moçambique possui entre 60 e 100 regiões com características possíveis para aproveitar mini-hídricas, carecendo apenas de estudos para mostrarem as reais potencialidades destas fontes.

Investimentos em vista

Em reconhecimento das potencialidades do país, a Eaglestone, empresa holandesa do sector energético, acaba de manifestar a sua intensão de investir, proximamente, cerca de 100 milhões de euros para o desenvolvimento de projectos ligados a energias renováveis em Moçambique e Angola.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts