Os leitores do @Verdade colocaram na lista das grandes Xiconhoquices do ano 2013 as coberturas TVM, RM e Jornal Notícias durante as eleições autárquicas de Novembro último, pois trata-se de coberturas com tendências de avantajar o partido no poder. Em suma, os nossos leitores apontam esses órgãos de informação como sendo escovas, aliás, lambe-botas.
“Há nomes que nem vale a pena escrever para não manchar uma página de jornal que é paga para chegar aos nossos leitores”, diz um leitor e nós concordámos em género, número e grau. A Televisão de Moçambique (TVM), a Rádio de Moçambique (RM) e o Jornal Notícias são exemplos mais acabados de uma máquina de estupidificação da sociedade moçambicana.
O papel da TVM, da RM e do Jornal Notícias não é de um órgão de informação. Isso ficou claro durante a cobertura das últimas eleições autárquicas, em que esses órgãos de informação se prestaram ao gesto genuflexo, quanto baste, ao partido no poder e aos seus candidatos a edis nas 53 autarquias. Aquele instituição, faz tempo, funciona como o SISE ou a PRM.
Não importa o quão é necessário descer de nível para lamber as partes íntimas do Governo. Antes pensávamos que a vocação para trabalhar num órgão de informação fosse a honestidade. Com a TVM, a RM e o Jornal Notícias aprendemos que antes disso vem a sacanice.