Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Vilankulo FC desce de divisão até (mesmo) na secretaria

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) decidiu não acolher os fundamentos da denúncia apresentada pelo Vilankulo FC da alegada utilização irregular de um jogador pelo Clube Desportivo Matchedje de Maputo. Assim sendo, caiu em terra o último “reduto” dos Marlins para continuarem na prova máxima do futebol moçambicano.

Se não foi em campo, então não será na secretaria que o Vilankulo FC vai garantir a manutenção no Moçambola e, deste modo, evitar uma disputa renhida contra equipas como Themusa Costa do Sol de Massinga, Comércio Maxixe, Quissico Clube de Zavala, Desportivo de Inharrime, AD de Maxixe, entre outras, numa competição de espécie recreativa.

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF), órgão gestor do Campeonato Nacional de Futebol, reunida em sessão ordinária, nesta terça-feira (18), apreciou o relatório do processo por si instaurado para apurar a denúncia apresentada pelo clube de Inhambane, na qual acusava o Matchedje de ter utilizado, de forma irregular, o atleta Gervásio de Jesus na partida da 22ª jornada.

Contudo, segundo a LMF, os fundamentos apresentados pela direcção Marlin são descabidos e inúteis na medida em que “ao abrigo do número 25 do comunicado oficial número 1/2013 da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), um jogador só pode tomar parte em competições oficiais ou particulares desde que se encontre inscrito e licenciado pela FMF”.

Ademais, refere a LMF, num dos argumentos usados para não acolher a denúncia do Vilankulo FC, que “ao abrigo do número 27 daquele comunicado da FMF, a prova de licenciamento de um jogador consiste na emissão e entrega ao jogador do cartão licença seja biométrico, seja normal, para as provas do Moçambola e das restantes”.

E só mesmo a justificar a superfluidade da denúncia daquela colectividade, pois uma posição contrária seria um manifesto e desonesto atropelo às regras do futebol moçambicano, a LMF vai ainda mais longe ao afirmar que ela “rege-se por regulamentos próprios que não podem contrariar os regulamentos e comunicados oficiais da FMF”.

Ainda assim, a LMF decidiu punir o Matchedje com uma multa de dois mil e quinhentos meticais em virtude de, tal como denuncia o Vilankulo FC, o atleta Gervásio de Jesus ter envergado uma camisola que não observa a regra de enumeração dos jogadores, em conformidade com o regulamento de competições daquele organismo gestor do Moçambola.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!