Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo não incentiva os artistas em Quelimane

As autoridades do governo a nível da província da Zambézia não pagam os “shows” artísticos ou actuações de grupos culturais para estimular a prática de actividades culturais e garantir a sustentabilidade dos grupos ou movimentos associativos que se empenham nessas actividades.

Mercia Vidigal, estilista e bailarina da Academia de Moda e Dança de Quelimane, que manifestou esta preocupação disse que por falta de dinheiro muitas agremiações culturais estão a desaparecer. Com 22 anos de idade, Vidigal começou a costurar tecidos de moda desde a infância. Os seus artigos têm como principais compradores, cidadãos estrangeiros, sobretudo, italianos.

Mercia tanto como os outros elementos do seu grupo dizem que as instituições do governo na província convidam os artistas, mas no final das actuações não recebem nenhum valor de gratificação que serviria para a indumentária e a consequente divulgação da sua imagem.

“Já levamos o nome da província da Zambézia além fronteiras através da nossa participação nos eventos culturais nacionais e internacionais. As participações são resultado da boa vontade das instituições privadas e pequenas colectas de fundos internos que alimentam o grupo”, acrescentou para quem depois das actuações localmente, apenas recebem elogios e agradecimentos em detrimento de valores monetários.

O grupo cultural Kanimvuba também está preocupado com a falta de incentivos por parte do governo. Segundo Toni Guitarra, representante daquela colectividade, as actuações nas quais participaram em diferentes eventos promovidos pelo governo, nenhuma delas foram pagos. “Preparamos o prato e outros vêm consumir a custo zero”, afirmou.

A fonte reconhece que no nosso país não é fácil sobreviver da arte, mas uma terra que não se expressa através da sua arte, não é terra. Refira-se que em Quelimane, existem mais de 50 grupos culturais que praticam o teatro, moda, humor, canto e dança.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts