O Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique (IESE) lançou, na cidade de Nampula, uma obra intitulada Desafios de Moçambique 2013. O livro é uma colectânea de 16 artigos resultantes de uma pesquisa realizada por 23 autores moçambicanos de diferentes áreas.
Desafios de Moçambique 2013 faz uma abordagem sobre temas da vida social e económica do país. Na ocasião do lançamento, o orador Jamal Ibraimo desafiou o Governo moçambicano a construir uma democracia forte de modo a preservar o ambiente de paz – que se destrói – no país, a fim de que a economia nacional continue a registar crescimento considerável.
Ibraimo lamentou o facto de a obra estar a ser publicada numa altura em que o país encontra-se mergulhado num clima de paz armada, a caminho de uma nova guerra civil.
“Estamos preocupados com a situação relacionada com os conflitos armados. O Governo deve sanar este problema antes que se alastre para outras regiões, facto que pode debandar os investidores estrangeiros que estão no país a financiar e implementar vários projectos de desenvolvimento económico”.
Além do mais, o palestrantes afirmou que na pesquisa que foi realizada durante a elaboração do referido livro, constatou-se que a exploração dos recursos naturais não está a produzir resultados que se reflictam na mudança das condições de vida da população.

