O Banco Comercial de Investimento (BCI) passa a atribuir o Número Único de Identificação Tributaria (NUIT) a seus novos clientes que ainda não tenham este código tributário.
Um acordo neste sentido foi rubricado hoje, em Maputo, entre a Autoridade Tributária de Moçambique (AT), representada pelo seu Presidente, Rosário Fernandes, e pelo Presidente da Comissão Executiva do BCI, Paulo Sousa.
Falando na ocasião, o representante do BCI, Stélio Muendane, disse que esta iniciativa enquadra-se numa parceria que visa massificar o cadastro e a cidadania fiscal, bem como promover sinergias no que concerne a consciencialização e facilitação da cadastração fiscal, junto de colaboradores, parceiros e clientes.
“Esta parceria resultou, nesta primeira fase, na colaboração entre estas duas empresas com vista á automatização do pedido de atribuição de NUIT’s para novos clientes do BCI”, afirmou a fonte.
Quando um novo cliente abrir uma conta no BCI, os dados serão transferidos para a AT e os mesmos serão reenviados para o BCI apos actualização, um processo de sensivelmente cinco dias.
“Esta simplificação é resultado de uma integração técnica que se reveste de alguma complexidade que só foi possível graças aos esforços conjuntos de equipas técnicas das duas instituições”, disse Muendane. Este serviço passa a estar disponível em todo o país e em qualquer agência do BCI.

