O candidato do partido MDM, à edil da Matola, Silvério Ronguana, no 8 dia da caça ao voto, esteve nos mercados e algumas residências do bairro da Matola C, onde auscultou os problemas dos potenciais eleitores.
Conversando com uma moradora que se queixava da incipiente recolha de lixo, ele assegurou que tinha um plano estratégico para colmatar esta situação: “vamos incentivar a criação de micro-empresas de recolha de lixo.”
Outro cidadão, que foi visitado na sua residência, ouviu do candidato que “é um atraso histórico que seja necessário pedir o Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) numa autarquia que deve servir, acima de tudo, os seus munícipes”.
Aliás, “a concessão do DUAT e títulos de propriedade deviam ser uma política obrigatória. Até porque podem criar facilidades acrescidas na obtenção de um crédito numa instituição bancária ou de micro crédito”. O candidato julga que deixar de lado essa possibilidade significa impedir o desenvolvimento individual e colectivo dos cidadãos.
“Só um país que cultiva o atraso pode privar os seus cidadãos das possibilidades que estes requisitos podem conceder. É algo injustificável e que representa uma forma banal de perpetuar o vicioso ciclo de pobreza estrutural dos cidadãos da Matola”, disse.
Já no mercado da Matola C, o candidato interagiu com uma vendedeira que mostrou a vontade de um dia ter crédito para sonhar com um negócio mais robusto, o candidato depositou esperanças e aproveitou para anunciar a sua vontade de construir um mercado grossista na urbe, mas para tal os vendedores devem eleger a sua candidatura. Falando com um jovem que pediu a camisola do partido disse: “vamos garantir emprego para os jovens porque a Matola é e deve ser para todos”.
Escaramuças No coração da Matola C, um grupo de jovens vestidos com camisolas do partido Frelimo tentou impedir a acção de campanha do candidato à edil pelo MDM. Diferente dos outros cruzamentos festivos com grupos trajados com as cores do partido no poder este só não degenerou em violência pela pronta intervenção da equipa do candidato que optou por seguir por outra via.

