No oitavo dia da campanha eleitoral, o candidato do Movimento Democrático de Moçambique a edil de Maputo, Venâncio Mondlane, escalou o mercado Janeth e o histórico bairro da Mafalala. Neste último, prometeu introduzir um sistema de regular de limpeza das valas de drenagem e de recolha de lixo, principais preocupações apresentadas pelos moradores.
Para tal, Venâncio Mondlane diz que irá apostar na criação de micro-empresas nos bairros, incluindo Mafalala, as quais serão responsáveis por estas actividades e pagas por fundos do município.
“Vamos criar micro-empresas para limpeza regular de valas e recolha de lixo. As empresas serão criadas pelos jovens e serão contratadas pelo município. Ou seja, os jovens serão os donos das empresas e não serão funcionários do município. Nós vamos pagar pelos serviços que prestarão. Assim atacamos dois problemas de uma só vez: o desemprego no seio da juventude e a falta de limpeza de valas e recolha de lixo no bairro da Mafalala, e não só”, explicou o candidato do MDM.
Questionado sobre onde iria buscar fundos para o pagamento destes serviços, Mondlane foi categórico ao afirmar que “virão dos cofres do município e isso ajudará a racionalizar o seu orçamento”.
