Uma cápsula Soyuz trouxe, esta segunda-feira (11), de volta à Terra três tripulantes da Estação Espacial Internacional, junto com uma tocha olímpica que foi exibida no espaço como parte dos preparativos da Rússia para a Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi.
Com a ajuda de para-quedas e foguetes de frenagem, a Soyuz TMA-09M pousou na estepe cazaque dentro do horário previsto, às 8h49, depois de três horas e meia de viagem a partir da estação espacial. O pouso foi mostrado ao vivo por TVs russas e pelo canal da Nasa.
“A tocha olímpica está em casa depois duma jornada de quatro dias”, disse o locutor da Nasa depois dum retorno que ele descreveu como impecável e “na mosca”, num céu sem nuvens sobre o matagal amarelado dos arredores da localidade cazaque de Zhezkazgan.
A cápsula parou de lado, e em seguida os robustos funcionários russos retiraram de lá o cosmonauta Fyodor Yurchikhin, que foi levado para uma cadeira e coberto com uma espessa manta azul, para protegê-lo do frio de -4ºC.
A tocha cinza e prateada, inspirada na Ave de Fogo do folclore russo, foi também retirada da cápsula, desembrulhada e entregue a Yurchikhin, que parecia radiante ao segurá-la para as câmeras.
Os seus compatriotas Oleg Kotov e Sergei Ryazansky haviam no sábado saído com a tocha, apagada, para o espaço aberto. Tochas olímpicas já haviam viajado ao espaço antes das Olimpíadas de 1996 e 2000. Também voltaram à Terra, esta segunda-feira, a norte-americana Karen Nyberg e o italiano Lucas Parmitano.

