Depois de alguns dias de calma, um grupo de homens armados supostamente da Renamo protagonizaram na madrugada desta segunda-feira (11) um ataque à uma quinta localizada em Locone, no posto administrativo de Mutivaze, no distrito de Rapale, na província de Nampula, e feriram gravemente o proprietário identificado pelo nome de António João Manuel.
O administrador daquele distrito, Armindo Gove, disse que o grupo queimou igualmente a viatura do dono da quinta, um tractor e apoderaram-se de diversos produtos alimentares e bebidas alcoólicas que se encontravam no restaurante que funcionava adjacente ao local atacado, segundo a Rádio Moçambique.
O dono da quinta foi evacuado até ao Hospital Central de Nampula, onde está a receber tratamentos intensivos em consequência dos golpes profundos com recurso a catanas na cabeça.
Gove disse à mesma estação radiofónica que se acredita que os homens, alegadamente da Renamo, que perpetraram os aludidos ataques são os mesmos que recentemente foram dispersos da região de Napome depois de terem criado pânico no seio da população loca. Presume-se ainda que o grupo teria invadido aquela quinta à procura de alimentos.
Como consequência do pânico instalado na circunstância, 68 alunos que frequentam a 5ª classe nas três escolas adjacentes à zona do incidente não realizaram ontem os exames que, por sinal, iniciaram no mesmo dia, porque os país refugiaram-se para vila sede distrital e outras regiões consideradas seguras.

