No sétimo dia de campanha, o candidato do MDM à edil da Matola, Silvério Ronguana, interagiu com os potenciais eleitores do bairro Zona Verde e visitou dois mercados, nos quais prometeu mudanças profundas e uma pensão de reforma para quem “tanto ajuda os cofres da edilidade”. A campanha também decorreu porta a porta e nas paragens do mesmo bairro. Na Escola Secundária Zona Verde falou com estudantes e disse que “a mudança deve ser um factor intrínseco da juventude”.
Ronguana dançou com os munícipes em vários pontos do bairro, mas também ouviu as inquietações dos residentes. Os motoristas de chapas das rotas Matola-Zimpeto, Malhazine, Matendene e 1 de Maio deram o pontapé de saída no rol de problemas que assolam aquele espaço geográfico do extenso município da Matola.
“Queremos uma nova terminal. E queremos que seja Mulauze. A terminal actual significa gastar muito combustível para uma receita exígua. Nós também somos contra o encurtamento de rotas, mas somos obrigados a prejudicar o cidadão. O patrão quer a receita acordada e nós temos de levar comida para casa. Como isso o cidadão fica prejudicado”, disse Justino Chuquela, motorista da rota Matola-Zimpeto.
Ronguana prometeu resolver o drama dos transpordores semi-colectivos. Os chapeiros ofereceram uma esteira na qual o candidato à edil dançou. O que inquieta aos residentes do bairro, de acordo com as palavras do jovem Calisto, é o deficiente saneamento do meio, vias de acesso degradadas, ausência de iluminação nas ruas e a crescente insegurança. O mesmo jovem questiona os critérios que levam os residentes daquele bairro a descontarem, quando compram crédito para os seus contadores de energia, uma taxa: “Pagamos taxa de lixo mas o trator nunca vem recolher”.
Silvério escutou atentamente os problemas e garantiu melhores dias caso vença as eleições. ” Nós vamos mudar Matola, faremos reformas, iremos impulsionar a economia, a mudança é para os jovens e a Matola é para todos”, disse.
Os vendedores mostraram-se preocupados com os vendedores ambulantes, mas Ronguana diz ter uma fácil solução que é licenciar todos os informais consoante uma certa taxa que será usada para o aprimoramento dos mercados, no mesmo diapasão prometeu aos comerciantes um fácil acesso ao crédito, para tal irá facilitar os títulos de propriedade. Chama atenção a maneira que o Silvério aborda os transeuntes, abraça e dança, gritando vamos dar goleada aos mais velhos, a juventude irá vencer.

