Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul: greve na mina de platina do Limpopo entra na segunda semana consecutiva

Os cerca de sete mil trabalhadores da mina de Zondereinde, pertencente à Platina Northam, na província do Limpopo, na República da África do Sul, cumpriram, esta segunda-feira (11), a segunda semana consecutiva de greve pelo aumento de salários e prometem continuar até que as suas reivindicações sejam satisfeitas.

Nesta terça-feira (12), os trabalhadores, que representam perto de 80% do efectivo da mina em alusão, vão marchar até às instalações da Platina Northam para entregar a carta das suas reclamações ao patronato, segundo o Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM). “Se eles não nos darem uma resposta favorável, iremos marchar até à sede da companhia, na quinta-feira”, afirmou do NUM, Livhuwani Mammburu.

Os mineiros afiliados ao mais antigo sindicato das minas na África do Sul observam uma greve desde 03 de Novembro corrente. Eles reivindicam um aumento salarial de 2.100 rands para os operários de máquinas de perfuração e dois mil rands para os mineiros de outras especialidades.

Na quinta-feira passada, o sindicato reusou a proposta do patronato de aumento salarial que variava de dois a 8.5% para os mineiros de diferentes escalões. No escalão nove e 10, a firma pretendia oferecer um incremento de 7% aos operários de outras categorias, 7.5% aos operários de perfurações e 7% de ajuda de custos de habitação aos que residem fora das instalações da companhia.

Esta proposta do patronato devia entrar em vigor nos próximos dois anos, porém, os mineiros negaram, de acordo com o negociador-chefe do NUM, Ecliff Tantsi, para quem os filiados exigem que o aumento seja imediato e atribuído de forma faseada se companhia não estiver em condições de dar na totalidade, agora, 2,100 rands aos operários de máquinas de perfuração e dois mil rands para os mineiros de outras especialidades.

Entretanto, os dirigentes da Platina Northan dizem que estão abertos para novas negociações com o NUM, uma vez que foi rejeitada a última oferta de aumento. Um comunicado de Imprensa da Platina Northan indica que a firma já tem conhecimento de que os mineiros irão continuar em greve esta semana.

 

Milton Maluleque

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts