Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lareira estreia nova peça no Brasil

O grupo moçambicano de Teatro Lareira Artes participa pela terceira vez consecutiva no Festival Circuito de Teatro em Português, a decorrer de 7 a 21 de Novembro na cidade brasileira de São Paulo.

O Grupo Lareira participa neste evento a convite do Dragão 7, o grupo que organiza o evento, e leva as peças “A Cavaqueira do Poste” que versa sobre a crise financeira mundial sob ponto de vista de dois mendigos portadores de deficiência física e visual, incluindo a recente “Mentes e Sonhos” que relata a história dum casal que se refugia no mato fugindo da guerra.

Nessa obra, o marido aparece com uma mala que lhe foi dada pelas forças da revolução a quando do ataque ao quartel por um grupo de rebeldes, prometendo que na mesma tinha dinheiro para comprar armas para continuar com a guerra. No entanto, ele e a esposa tinham o sonho de dar outro destino ao dinheiro – comprar passagens aéreas para a Europa fugindo assim da guerra.

Depois de tanto esforço para abrir a mala lacrada, supostamente, “cheia de dinheiro” eis a surpresa: na mala não nenhum centavo, mas sim havia um cadáver do seu irmão que foi morto na guerra. Mas o casal nunca havia suspeitado que ele havia sido assassinado. Esta é mais uma forma que o grupo arranjou para criticar aos fazedores da guerra, não só em Moçambique mas sim no mundo inteiro.

Serão duas semanas de muito teatro, intercâmbio entre os artistas e debates envolvendo os ministros da cultura dos países participantes. Pela primeira vez, o grupo participará no referido evento com base no financiamento de passagens aéreas do FUNDAC – o Fundo Para o Desenvolvimento da Arte e Cultura. Far-se-á acompanhar pelo Director Nacional da Acção Artístico-Cultural, Roberto Dove, em representação ao Ministério da Cultura.

Além de Moçambique, participam neste evento artistas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo-Verde, Timor Lesta e Galiza. Lareira Artes é um grupo moçambicano criado em 2010, na cidade de Maputo. O mesmo é constituído pelos actores Diaz Santana e Sérgio Mabombo. Tem representado Moçambique em muito eventos internacionais e conta com alguns prémios conquistados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts