As escolas do ensino primário na capital moçambicana matricularam 13.583 alunos da 1ª classe, de 01 de Outubro a esta parte, segundo os dados da Direcção de Educação e Cultura da Cidade de Maputo. Entretanto, até este momento, nenhuma criança foi inscrita no Distrito Municipal KaNhaca, onde estão disponíveis 210 vagas.
O processo iniciou a 01 de Outubro em curso e termina em Dezembro próximo. O chefe do Departamento de Planificação, Samuel Menezes, disse ao @Verdade que ca idade de Maputo tem 23.800 vagas para o ano lectivo de 2014 e ainda faltam preencher 10.217. Os dados das crianças inscritas são actualizados semanalmente.
“O que é alarmante para nós é a fraca afluência dos pais e encarregados de educação dos distritos de KaNhaca e KaTembe, isto porque KaNhaca é composta por apenas quatro escolas do ensino primário e conta com 210 vagas, das quais nenhuma foi ocupada”, disse Samuel Menezes.
No Distrito Municipal de KaTembe, com nove escolas leccionando de 1ª a 7ª classes, das 828 vagas disponíveis, somente 41 alunos foram matriculados em duas semanas. O nosso interlocutor explicou que as duas parcelas da cidade de Maputo, por serem zonas rurais, enfrentam o problema da falta de conhecimento sobre o processo de matrículas em curso.
Samuel Menezes esclareceu ainda que caso alguma criança não esteja registada, a direcção da escola onde for matriculada tem o dever de deixá-la frequentar a classe, durante o primeiro mês de aulas, enquanto os pais regularizaam a documentação.
O nosso entrevistado apelou à Direcção Distrital de Educação da Cidade de Maputo para que intensifique as campanhas de matrículas. A sociedade deve também fazer-se presente e assegurar que as crianças em idade escolar sejam inscritas.