Realizou-se nesta terça-feira (15), em Maputo, o sorteio para a definição da posição dos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos proponentes nos boletins de voto e da sequência do tempo de antena durante o período da campanha eleitoral, que deverá iniciar no dia 5 de Novembro e terminar dois dias antes das eleições autárquicas, marcadas para o dia 20.
O acto, organizado pela Comissão Nacional de Eleições, órgão ao qual cabe supervisionar todos os processos eleitorais, e que contou com a presença dos mandatários de todos os 18 concorrentes, determinou que os partidos Frelimo e MDM, que concorrem em todos os 53 municípios, ficariam na primeira e segunda posição, respectivamente, seguidos pela Cinfortécnica, Partido Ecologista, Alimo, Partido Os Verde, Partido Trabalhista, Juntos Pela Cidade, PDD, Parena, Naturma, OPEC, Pahumo, PPLM, Astrogaza da Macia, Assemona, Pimo e MPD.
Em relação ao tempo de antena, definiu-se a sequência que os órgãos públicos de radiodifusão e televisão, nomeadamente a Televisão de Moçambique e a Rádio Moçambique, deverão seguir durante o período da campanha eleitoral, que inicia no dia 5 de Novembro, cujo término está previsto para o dia 18.
Refira-se que, por lei, a campanha eleitoral para as eleições autárquicas tem a duração de 15 dias, incluindo os dois reservados à reflexão por parte dos eleitores. Assim sendo, os concorrentes deverão “pedir” o voto entre os dias 5 e 18 de Novembro.