Três norte-americanos ganharam, esta segunda-feira (14), o Prémio Nobel de Economia 2013 por pesquisa que aprimorou as projecções de preços de activos a longo prazo e ajudou o surgimento de fundos de índices em bolsas de valores, disse a comissão de premiação.
“Não há como prever o preço de acções e títulos pelos próximos dias ou semanas”, disse a Real Academia Sueca de Ciências ao conceder a premiação de 8 milhões de coroas para Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller.
“Mas é bem possível prever a trajectória geral desses preços por períodos mais longos como para os próximos três a cinco anos. Essas descobertas… foram feitas e analisadas pelos laureados deste ano”, afirmou a academia.
O comportamento do preço de activos é chave para decisões sobre poupança, compras de imóveis e políticas económicas nacionais, disse a academia. “A má precificação de activos pode contribuir para crises financeiras e, como a recente recessão global demonstra, tais crises podem prejudicar a economia como um todo”, acrescentou.
A premiação económica, oficialmente chamada Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, foi criada em 1968. A honraria não integra o grupo de prémios originais estabalecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite Alfred Nobel.