O piloto Sebastian Vettel (Red Bull) confirmou a sua boa fase e faturou mais uma vitória, desta vez, no circuito de Suzuka, que recebeu o Grande Prémio do Japão da Fórmula 1.
Após sair no segundo lugar do grid, Vettel não largou bem mas mesmo assim caiu apenas para a terceira posição. Felipe Massa pulou para a quarta posição, enquanto a surpresa foi de Romain Grosjean (Lotus), que assumiu a liderança numa ótima largada e foi logo fazendo a melhor volta com 1m38s651, após largar em quarto.
Logo na primeira curva uma Carterham, a de Giedo van der Garde, e uma Marussia, de Jules Bianchi enroscaram-se e saíram da prova.
Na volta de número 13, o líder da prova, Grosjean, faz seu primeiro pitstop e Vettel assumiu a ponta. Mas logo após, na 15ª, os cinco primeiros colocados eram: Grosjean, Webber, Vettel, Ricciardo e Hulkenberg.
Vettel começa a estabilizar e marca o melhor tempo com 1m37s445, enquanto Mark Webber começou a se aproximar de Grosjean, na briga pelo primeiro lugar.
O tricampeão mundial assumiu a ponta na volta de número 30 e logo depois Massa foi punido por excesso de velocidade nos boxes.
Com as paradas nos boxes para trocas de pneus, a liderança da prova foi se alternando até que na volta de número 43 Vettel assume a ponta e vai até a linha de chegada na frente.
Alonso, chegando na quarta posição, frusta a conquista do tetracampeonato de Vettel já em Suzuka, mas dificilmente o alemão deixa passar a oportunidade no GP da Índia, próxima etapa do circuito.