A Espanha já criou a sua própria agência de investimento destinada a facilitar e impulsionar a entrada de mais empresas daquele país europeu interessadas em operar no mercado moçambicano.
A agência, denominada Sector 5-Consultoria do Desenvolvimento, destina-se a fazer lobbies junto do empresariado espanhol e identificar possíveis parcerias com o sector empresarial moçambicano, segundo disse ao Correio da manhã Fernando de Los Rios Martin, director daquela instituição.
Estima-se que aproximadamente 50 empresas espanholas operam no mercado moçambicano e “está já em marcha uma intensa actividade de divulgação das potencialidades de Moçambique na Espanha”, indicou Martin, salientando que o esforço resulta também da melhoria do ambiente de negócios no país.
Martin não indicou o número de empresas que já manifestaram interesse em investir em Moçambique, mas apontou os sectores da Mineração, Energia, Agronegócio e Infra-estruturas como os que mais despertam interesse dos investidores do seu país.
Fernando de Los Rios Martin falava ao Cm esta quarta-feira, em Maputo, à margem do encontro empresarial Moçambique-Espanha, evento que juntou representantes de 35 empresas espanholas das áreas de Energia, Meio Ambiente, Águas e Infra-estruturas de Transporte, bem como agentes económicos nacionais
Uma resposta
Bom dia, boa inciativa.