O Banco Mundial confirmou a doação de um crédito de 32 milhões de dólares norte-americanos a Moçambique para a reabilitação de diversas infra-estruturas danificadas pelas cheias de Janeiro e Fevereiro do ano em curso.
Segundo o jornal “Notícias”, o crédito será desembolsado pela Agência Internacional de Desenvolvimento (IDA) e destina-se ao apoio do projecto de Financiamento Adicional para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos em resposta às inundações.
O dinheiro vai ser usado na reparação de diques de protecção contra inundações e outras infra-estruturas na bacia do rio Limpopo, norte da província meridional de Gaza.
Para além disso, vai financiar também medidas de emergência de curto prazo na Barragem de Macarretane sobre o rio Limpopo, para assegurar uma plataforma mínima de protecção contra inundações para a próxima estação chuvosa (Outubro-Março).
O financiamento é anunciado numa altura em que uma delegação moçambicana constituída pelos ministros das Finanças, Manuel Chang, da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, acompanhados por quadros seniores das respectivas instituições, participam de 10 a 13 de Outubro corrente, nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial em Washington D.C., nos Estados Unidos da América.