O Estrela Vermelha de Maputo alcançou provisoriamente o Desportivo na liderança da fase regional Sul da poule após derrotar, neste domingo (29), o Samora Machel de Chókwè por 2 a 0. Nas regiões Centro e Norte os ferroviários de Quelimane e de Pemba consolidaram, respectivamente, a liderança desta prova que visa apurar três equipas para a próxima edição do Moçambola.
No Sul do país, a equipa pertencente aos serviços de segurança nacional consolidou a perseguição ao líder Desportivo de Maputo. Aquela colectividade viajou até ao pelado de Chókwè para derrotar o Samora Machel local por 2 a 0, triunfo que a coloca na segunda posição com 13 pontos volvidas seis jornadas.
O Desportivo de Maputo não jogou neste fim-de-semana em virtude de ter defrontado e eliminado o Incomáti de Xinavane em partida das meias-finais da Taça de Moçambique, equipas estas que irão se enfrentar nesta quarta-feira (02) já para a poule.
Ainda nesta região, a Associação Desportiva da Maxixe empatou diante do Ferroviário de Gaza por um golo, enquanto o Ferroviário de Inhambane arrancou uma preciosa vitória por 3 a 2 ao MG da Matola. No que à tabela classificativa diz respeito, o Desportivo de Maputo, com cinco jogos, assume a liderança da prova com 13 pontos. O Ferroviário de Gaza, com seis partidas, figura na terceira posição com 11, enquanto o MG da Matola continua sem pontuar nesta competição.
Ainda é temporária a liderança do Ferroviário de Quelimane
Na zona Centro do país, onde se vive uma situação similar com a do Sul, o Ferroviário de Quelimane disputou a sua sexta partida na poule e derrotou o Sporting da Beira por 2 a 0, mantendo assim a liderança com 12 pontos. O seu principal seguidor, o Textáfrica de Chimoio, com apenas cinco jogos, figura na segunda posição com menos uma pontuação.
O resultado do jogo entre o Textáfrica de Chimoio e o Águias de Angónia continua não conhecido porque a Federação Moçambicana de Futebol, órgão que gere a competição, ainda não tornou pública a sua homologação. Na região Norte, o Ferroviário de Pemba humilhou a Universidade Pedagógica de Lichinga por 4 a 0 no confronto directo que visava decidir a liderança do certame neste ponto do país.
O Ferroviário de Nacala perdeu a oportunidade de colar-se ao seu homónimo de Cabo Delgado ao empatar sem abertura de contagem diante do Benfica de Monapo. Nesta fase regional, o Ferroviário de Pemba lidera com 13 pontos, mais dois do que o Ferroviário de Nacala na segunda posição.
Quadro completo de resultados e próxima jornada
Zona Sul
MG da Matola 3 – 2 Ferroviário de Inhambane
Samora Machel 0 – 2 Estrela Vermelha de Maputo
AD da Maxixe 1 – 1 Ferroviário de Gaza
Desportivo X Incomáti de Xinavane (quarta-feira:02)
(Próxima jornada)
Ferroviário de Gaza X Desportivo de Maputo
Incomáti de Xinavane X MG da Matola
Estrela Vermelha de Maputo X AD da Maxixe
Ferroviário de Inhambane X Samora Machel
Zona Centro
Palmeiras de Quelimane 4 – 0 FC de Angónia
FC da Beira 0 – 0 Textáfrica de Chimoio
Ferroviário de Quelimane 2 – 0 Sporting da Beira
Águias de Angónia 0 – 1 Chimoio FC
(Próxima jornada)
FC de Angónia X Águias de Angónia
Textáfrica de Chimoio X Palmeiras de Quelimane
Chimoio FC X Ferroviário de Quelimane
Sporting da Beira X FC da Beira
Zona Norte
Ferroviário de Pemba 4 – 0 UP de Lichinga
Desportivo de Mueda 3 – 0 AD de Cuamba
Ferroviário de Nacala 0 – 0 Benfica de Monapo
(Próxima jornada)
UP de Lichinga X Ferroviário de Nacala
Benfica de Monapo X Desportivo de Mueda
AD de Cuamba X Ferroviário de Pemba