Um homem morto foi encontrado pendurado numa ponte no centro de Tegucigalpa, esta Sexta-feira (27), a primeira vez em que um corpo é exibido na capital de Honduras no estilo dos crimes cometidos por cartéis de droga mexicanos, afirmou a polícia.
Honduras tinha o índice mais elevado de homicídios do mundo no ano passado, e o empobrecido país da América Central tornou-se uma importante rota para cartéis mexicanos que operam o tráfico de drogas em direcção ao norte. O corpo do homem tatuado, seminu e algemado estava pendurado na ponte com uma corda em volta do pescoço, de acordo com a polícia.
Outro corpo tatuado foi deixado pendurado em San Pedro Sula, a cidade mais violenta do país, no mês passado. Quadrilhas violentas de rua na América Central muitas vezes têm tatuagens típicas, e a vítima de San Pedro Sula tinha marcas da quadrilha Mara 18.
A polícia hondurenha lançou recentemente uma ofensiva contra uma quadrilha local suspeita de tráfico de drogas, conhecida como “Los Cachiros”, que possivelmente trabalha com o poderoso cartel mexicano de Sinaloa.
Na semana passada, as autoridades confiscaram propriedades, contas bancárias e activos do grupo avaliados em cerca de 800 milhões de dólares.