Um piloto norte-americano morreu e o copiloto ficou gravemente ferido, esta Sexta-feira (27), quando o avião que operava caiu durante uma missão para erradicar plantações de coca no sul da Colômbia, informou a polícia.
A pulverização de plantações de coca para combater o tráfico tem sido intensificada na Colômbia desde 2000, com o apoio dos Estados Unidos, que forneceram bilhões de dólares para ajudar a Colômbia a combater guerrilhas que são financiados em parte pela receita da cocaína.
“As primeiras informações que temos são de que houve uma falha mecânica. Um norte-americano que pilotava o avião morreu e aquele que o acompanhava ficou ferido”, afirmou uma fonte policial à Reuters sob condição de anonimato.
A fonte disse que os dois eram prestadores de serviço de uma empresa contratada pelo governo colombiano. A maioria dessas empresas é dos Estados Unidos, mas não ficou imediatamente claro quem empregava os pilotos.
Os funcionários da embaixada dos EUA não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto na noite desta Sexta-feira. O avião caiu na província de Caquetá, perto do município de Montañitas, onde os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão presentes.
A área de Caquetá é uma das maiores regiões produtoras de coca da Colômbia. As folhas da planta são misturadas a produtos petroquímicos para a produção de uma pasta que é refinada em cocaína.