O Google reformulou o seu algoritmo de busca, base do buscador mais usado na Internet, para melhor lidar com as consultas mais longas e complexas que tem recebido de usuários da Web.
Amit Singhal, vice-presidente sénior de buscas, disse a jornalistas, quinta-feira, que a empresa lançou o seu mais recente algoritmo “Hummingbird” há cerca de um mês e que actualmente afecta 90 por cento das buscas no Google no mundo.
O Google está a tentar manter o ritmo com a evolução do uso da Internet. À medida que as pesquisas ficam mais complicadas, os sistemas tradicionais “Boolean” ou sistemas baseados em palavras-chave começam a deteriorar-se devido à necessidade de combinar conceitos e significados, além de palavras.
“Hummingbird” é o esforço da empresa para combinar o significado das consultas com o de documentos na Internet, disse Singhal da garagem de Menlo Park, onde os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conceberam o agora omnipresente mecanismo de busca.
“Lembra-se de como era a pesquisa em 1998? Você sentava e ligava um grande computador, discava com seu modem barulhento, digitava algumas palavras-chave e recebia 10 links azuis para sites que tinham essas palavras”, escreveu Singhal num blog.
“O mundo mudou muito desde então: bilhões de pessoas estão online, a rede tem crescido exponencialmente, e agora você pode fazer qualquer pergunta no pequeno e poderoso dispositivo no seu bolso.”
Page e Brin estabeleceram-se na garagem de Susan Wojcicki – agora executiva sénior do Google – em Setembro de 1998, quando criaram a empresa. Esta semana marca o 15º aniversário da companhia.