Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nave russa Soyuz decola rumo à Estação Espacial Internacional

A nave russa Soyuz TMA-10M, com três cosmonautas a bordo, dois russos e um americano, foi lançada nesta quarta-feira da base cazaque de Baikonur com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a nave decolou com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, numa operação que transcorreu sem contratempos, informaram as agências russas. A nave russa se acoplará à plataforma orbital dentro de menos de seis horas, após dar quatro voltas ao redor de nosso planeta, quando habitualmente as Soyuz precisam de dois dias para chegar a seu destino.

A tripulação é formada pelos cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski e pelo astronauta americano Michael Hopkins. Na estação espacial lhes esperam o cosmonauta russo Fiôdor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg, que retornarão à Terra no dia 11 de novembro.

Segundo as previsões, os três novos inquilinos da plataforma orbital permanecerão na estação durante 168 dias, prazo durante o qual realizarão várias caminhadas espaciais e diversos experimentos científicos.

Entre outras coisas, receberão a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, que sairá pela primeira vez ao espaço no próximo dia 9 de novembro, segundo o Centro de Treino de Cosmonautas da Rússia. “A tocha, que sairá ao espaço, é a mesma que acenderá a pira com a chama olímpica de Sochi”, garantiu Dmitri Chernishenko, presidente do comité organizador dos Jogos de Inverno. Além disso, no dia 20 de novembro, os seis moradores da ISS comemorarão o 15º aniversário do início da construção da plataforma.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts