O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em coordenação com o Instituto Holandês para Democracia Multipartidária (INMD) e Facilidade, uma organização da sociedade civil, está, desde esta quarta-feira (18), a capacitar 30 agentes de educação cívica para o processo eleitoral agendado para o dia 24 de Novembro do corrente ano.
Trata-se de jovens de diversas organizações da sociedade civil e espera-se que no final da capacitação tenham o domínio das ferramentas sobre a educação cívica eleitoral no sentido de assegurar uma maior participação de potenciais eleitorais nas urnas.
O Oficial de Programas do Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária, Izidro Ractone referiu que nas últimas eleições autárquicas e gerais realizadas em Moçambique, houve uma fraca participação dos eleitores, facto que se ficou dever à fraca mobilização e sensibilização através das campanhas de educação cívica. Por isso, a sua organização está empenhada no envolvimento de jovens neste processo para tentar reduzir as abstenções.
Refira-se que a campanha de educação cívica para as eleições de 20 de Novembro tem início este Sábado (21 de Setembro) e a nível da província de Nampula as cerimónias terão lugar na vila de Malema.