A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) vai fechar por dois dias os supermercados da Shoprite da Matola, de Maputo, de Boane e de Chimoio, a partir da próxima segunda-feira (09), devido à venda de produtos alimentares fora do prazo, facto que colocava em perigo a vida de milhares de moçambicanos que ainda acreditam nos serviços daquelas lojas.
O inspector-geral da INAE, José Rodolfo, disse que tendo se constatado que os estabelecimentos em causa comercializavam produtos fora do tempo previsto para o consumo humano, não há outra medida a tomar para salvaguardar a saúde pública.
A INAE argumenta que a decisão é irrevogável, principalmente porque houve reincidência por parte dos donos dessas lojas, uma vez não é a primeira vez que colocam em causa a saúde pública, em particular dos seus clientes.
Aliás, todos os estabelecimentos em menção serão multados e se os testes laboratoriais comprovarem que os produtos vendidos fora do prazo já atentavam contra a saúde dos consumidores, será instaurado um processo-crime, de acordo com José Rodolfo.
O inspector disse, também, que a atitude dos proprietários dos supermercados da Shoprite descredibiliza o mercado nacional e periga a vida de muitos moçambicanos.