A Tokyo Electric Power Co, operadora da usina nuclear de Fukushima, disse nesta segunda-feira que uma equipe de monitoramento encontrou uma nova área com alta radiação perto dos tanques utilizados para armazenar água contaminada.
A mais recente revelação, feita via comunicado pela Tokyo Electric nesta segunda-feira, vem um dia antes da data marcada para o governo do Japão anunciar novas medidas para resolver problemas fundamentais no controle do derramamento de água radioativa em Fukushima e lidar com as críticas de que a operadora atrapalhou as respostas necessárias ao pior acidente nuclear desde Chernobyl.
A Tokyo Electric disse que tinha encontrado uma leitura de radiação superior a 100 millisieverts por hora no chão perto de um tanque de armazenamento de água. O local está em uma área diferente de um tanque de armazenamento que derramou 300 toneladas de água radioativa em agosto.
A Tokyo Electric disse no comunicado que não havia nenhum sinal de derramamento de água ao redor da área de alta radiação recém-descoberta. A operadora não pôde dar uma leitura precisa do nível de radiação, já que os trabalhadores utilizavam instrumentos que registram radiação apenas até 100 millisieverts.
Os trabalhadores de usinas nucleares japonesas são limitados a uma exposição cumulativa de 100 millisieverts ao longo de cinco anos.