Um posto de venda da Electricidade de Moçambique (EDM,EP) no bairro da Liberdade, na província de Maputo, sofreu um assalto cerca das 13 horas desta quarta-feira (14) protagonizado por homens armados que mataram um agente da Polícia da República de Moçambique e apoderaram-se de valores monetários.
Segundo uma testemunha ocular os criminosos faziam-se transportar numa viatura ligeira de marca toyota e apoderaram da receita de dois dias do posto da EDM, quantificada em 98.513,00 meticais.
Durante o assalto houve tiroteio, tendo um agente da PRM que reforçava a segurança do posto, sido atingido, e mesmo apesar do pronto socorro para uma unidade sanitária acabou perdendo a vida.
Ainda na província de Maputo temos indicação da tentativa de assalto de outro posto da EDM, este localizado na cidade da Matola, que contudo não se consumou devido a intervenção das autoridades policiais.
A cidade e província de Maputo tem sido assolada por uma série de assaltos e violações sexuais que criaram um clima de insegurança e medo por parte dos residentes de vários bairros que há vários dias passam as noites acordados em patrulhas nocturnas para protegerem-se, e aos seus vizinhos.