O Movimento Democrático de Moçambique apresentou hoje, sexta-feira (02), o seu candidato a edil da cidade de Maputo. Trata-se do Engenheiro Agrónomo Venâncio Mondlane que notabilizou-se como comentarista e analista crítico ao regime nas televisões privadas moçambicanas.
No momento da sua apresentação como candidato, Mondlane disse que o plano da sua governação já está desenhado e que no momento oportuno, altura da campanha, será divulgado.
Mondlane esclareceu ainda que uma das coisas básicas que o fez aceitar o desafio de ser candidato pelo MDM é que pretende, através de actos concretos, e não discursos, demonstrar o que é uma governação inclusiva.
Sobre este aspectos ele explicou que “governação inclusiva é aquela em que os munícipes podem participar nela, podem exigir contas, aquela em que o dinheiro que é recebido dos impostos é publicado, (..). Esta é a oportunidade que o munícipe tem de controlar a governação”.
Disse ainda que “aqueles que estiverem a gerir o Município devem ser, acima de tudo, empregados dos munícipes e não simplesmente dirigentes. Os munícipes de Maputo vão ter a oportunidade de voltar a ser patrões de Maputo”.
Para Mondlane a sua candidatura vem responder à necessidade de a juventude moçambicana ter uma oportunidade de fazer a sua própria história, porque, até agora, a história de jovem foi uma história imposta, não foi uma história vivida.
Acompanhe o processo eleitoral em tempo real no Twitter @DemocraciaMZ