O Ministério da Educação (MINED) estás reunido em Maputo, entre quarta (03) a sexta-feira (05), em planificação com o propósito de analisar o grau de implementação dos programas do sector, progressos, cumprimento dos objectivos traçados e metas do Plano Estratégico 2012-2016, dentre outros assuntos.
Segundo o ministro do pelouro, Augusto Jone, a implementação do novo Plano Estratégico 2012-2016 está a permitir a melhoria da planificação escolar, através do contínuo fortalecimento dos mecanismos de gestão.
Nesse contexto, realçou que, no ano passado e primeiro trimestre de 2013, foram alcançados resultados encorajadores, apesar de reconhecer que há ainda desafios por enfrentar, nomeadamente a melhoria do acesso ao ensino no país, da qualidade, do aproveitamento pedagógico e o desenvolvimento institucional, dentre os demais.
Graças ao Plano Estratégico 2012-2016 foi possível, no ano passado, assegurar a inclusão e equidade de género, melhorar a aprendizagem e a administração do sistema.
Foram construídas 800 novas salas de aulas em todo o país nos diversos subsistemas de ensino e as disparidades geográficas e de género que estão ser anuladas de forma progressiva, disse Augusto Jone.
“Devemos trazer uma educação que prepare os cidadãos para a vida e que satisfaça o interesse nacional de mão-de-obra em diferentes esferas estratégicas de desenvolvimento”, defendeu o ministro, para quem a correcta gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos são a chave certa para alcançar êxitos, por isso, há necessidade de aprimorar os mecanismos de gestão a todos os níveis com vista a conquistar a eficácia.