Os Estados Unidos não se sentem ameaçados pelo crescimento do comércio e dos investimentos da China e de outras nações emergentes no continente Africano, disse o presidente dos EUA, Barack Obama, neste sábado (29).
Insinuações de que os EUA perderam terreno em negócios na África para a China têm perseguido o presidente norte-americano, mas ele disse que o aumento da participação chinesa foi benéfica para todos. “Eu não me se sinto ameaçado por eles. Sinto que é uma coisa boa”, disse Obama numa entrevista coletiva durante a visita que realiza à África do Sul.
Quanto mais for investido na África, mais rapidamente o continente menos desenvolvido do mundo pode ser integrado à economia global, afirmou o primeiro presidente dos EUA afro-americano. “Eu quero todo mundo a jogae em África. Quanto mais, melhor.”
A China tem expandido seu alcance na África desde o início do novo século. O país ultrapassou os Estados Unidos como o maior parceiro comercial da África, em 2009, informou um relatório de fevereiro do governo dos EUA.