A passagem transfronteiriça de Ras Jadir, que separa a Líbia e a Tunísia, foi reaberta, Domingo (27), nos dois sentidos depois de os dois países terem chegado a um acordo sobre medidas de segurança e sobre trocas comerciais.
Esta passagem transfronteiriça registou, desde as primeiras horas de Domingo, o regresso dos movimentos quer dos viajantes quer do transporte de mercadorias.
Considerada como a principal passagem transfronteiriça para a circulação de bens e pessoas entre os dois países, Ras Jadir foi objecto várias vezes de encerramento, tendo o último caso acontecido semana passada quando o transporte de mercadorias estava bloqueado durante mais de dois meses, nos dois sentidos.
O encerramento deste ponto fronteiriço terrestre provocou movimentos de protestos sociais e manifestações, bem como actos de violência na cidade tunisina de Ben Gardan, próxima de Ras Jadir, cuja maior parte dos habitantes vive do comércio com a Líbia.
As autoridades líbias fecharam a passagem por razões de segurança, antes de proceder à sua reabertura e a circulação dos camiões de mercadorias, tendo no entanto imposto taxas sobre produtos importados pelos comerciantes tunisinos dos mercados líbios, uma medida contestada pela parte tunisina.
A cidade tunisina de Médine, próxima da Líbia, albergou estes últimos dois dias encontros entre representantes das autoridades e da sociedade civil dos dois países bem como sobas das províncias próximas das fronteiras, assinala-se.
Foi durante estes encontros que as duas partes conseguiram chegar a um acordo sobre um conjunto de medidas que permitem a circulação de bens e pessoas em ambos lados.
A imprensa tunisina noticiou domingo um acordo concluído sobre a reabertura da passagem transfronteiriça que permite o transporte de mercadorias, acompanhadas pelos seus transportadores em direcção à Tunísia sem pagar taxas aduaneiras, caso o seu valor mercante não seja superior a três mil dinares (cerca mil 925 dólares americanos).